Segundo os dados mais recentes da pesquisa realizada pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), divulgada ano passado, o Brasil é segundo no ranking internacional de realizações de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. O estudo contou com entrevistas de mais de mil profissionais da área e os dados são de 2020. Nos anos de 2018 e 2019, o Brasil foi considerado o país que mais realizou cirurgias plásticas no mundo segundo a pesquisa da ISAPS, superando os Estados Unidos.
A pesquisa informou ainda que, no período, foram realizadas cerca de 1.306.962 operações no país. Entre os procedimentos mais realizados estão os de rosto/cabeça, corpo e extremidades e aumento de mama. A abdominoplastia foi a escolha mais popular entre as opções de cirurgias: cerca de 112.186 realizadas.
Quando o assunto é a distribuição de gênero, o levantamento indicou que, internacionalmente, 86,3% dos procedimentos cirúrgicos são realizados por mulheres e 13,7% por homens. A mamoplastia de aumento é a operação mais feita por mulheres, quanto os homens a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é a mais realizada
Com foco neste mercado e na valorização da autoestima feminina, o Complexo Unique Medic & Spa, situado em Uberlândia, investiu R$12 milhões de reais com o objetivo de se tornar o principal Centro Médico, focado na autoestima feminina do Triângulo Mineiro. Inaugurada em novembro de 2022, a empresa é comandada pelo casal André Oliveira e pela administradora Bruna Guimarães.
O centro estético tem chamado a atenção de pacientes de diferentes países interessados em realizar cirurgias plásticas. De acordo com dados fornecidos pela empresa, cerca de 78% dos pacientes que marcam consultas no local são de outros estados ou países. Destes, cerca de 90% são mulheres. No local, são realizadas cerca de 22 cirurgias por mês.
Bruna Guimarães, sócia e administradora da clínica, informa que 78% dos pacientes que agendam e comparecem à primeira consulta são de fora do Brasil. Segundo ela, 55% desses pacientes acabam realizando a cirurgia. O país que mais envia clientes para a Unique Plástica Avançada é o Estados Unidos, seguido pela Inglaterra, depois Bélgica e em seguida Portugal. Estes pacientes investem, em média, cerca de R$120.000 em tratamentos estéticos.
As cirurgias mais buscadas são, Aumento de mama, Lipoescultura, Remodelação de Costelas, Abdominoplastia, Cirurgia de pálpebra, Lifting de mama e Rinoplastia. Além delas, os pacientes procuram a clínica por procedimentos tecnológicos como: Argoplasma, Renuvion, Safer, Ultraformer, Endolift, Rádio Frequência Microagulhada, que são considerados os mais revolucionários do mercado estético no momento.
De acordo com o Dr. André Oliveira, no Brasil o cenário da cirurgia plástica é centrado na cirurgia corporal. O cirurgião explica que isso acontece porque o país é tropical e há uma maior exposição do corpo. “A procura das pacientes por cirurgias corporais como mama, abdômen e cintura é bem alta”, explica André Oliveira.